Arqueologia Histórica

OS TRABALHOS – Cidades Históricas

Os pesquisadores da Artefactto Consultoria são especializados em monitorar obras de infra-estrutura e revitalização de casarões, logradouros, quintais, jardins e obras de infra-estrutrura em centros históricos.
Em 2005, através do Programa Monumenta, foi realizado pelos Arqueólogos da Artefactto Consultoria Ltda., trabalho de evidenciação e resgate do patrimônio arqueológico na área de entorno da Capela de Santo Antônio, que visava dar subsídios ao projeto arquitetônico de revitalização. Neste estudo foram revelados antigos degraus, pisos e vestígios de antigas intervenções nesta edificação religiosa
No ano de 2006, através do programa Novelis em parceria com o Escritório Técnico do IPHAN em Mariana, foi realizada pesquisa arqueológica no quintal da Casa Setecentista, atual sede do IPHAN neste município. Nesta ocasião, foram identificadas estruturas de distribuição de água, pisos antigos além de uma rica cultura material, composta, sobretudo, por louças estrangeiras e nacionais, metais, pétreos e vidros.
Em 2007 foi realizado o Dossiê de Tombamento, tema Patrimônio Arqueológico, dos sítios e estruturas de mineração situadas nas Serras do Santo Antônio e Gogô, em parceria com a empresa Memória e Arquitetura. Esta pesquisa possibilitou a proteção e a valorização de uma categoria diferente de patrimônio cultural, além dos limites do centro histórico tombado da sede de Mariana.
Em 2008, os Arqueólogos da Artefactto Consultoria, realizaram o acompanhamento da implantação de Rede de Distribuição Subterrânea-RDS de água, esgoto, telefonia e eletricidade na Rua Dom Silvério, município de Mariana. Este projeto visava a despoluição visual do logradouro. Através do monitoramento arqueológico das aberturas de valas foi possível conhecer, identificar e proteger as estruturas sotopostas, que consistiam, basicamente, em canais e caixas de distribuição de água em cantaria e pisos antigos dos séculos XVIII e XIX.

Em Ouro Preto, foi realizado em 2007, pela equipe, um estudo arqueológico no quintal da Casa da Baronesa, sede do IPHAN em Ouro Preto, que visou subsidiar o projeto do Programa Monumenta de revitalização e reutilização do jardim desta edificação. As pesquisas arqueológicas evidenciaram, além de estruturas antigas da Casa da Baronesa, como muros de arrimos, pisos e canalizações, ruínas da antiga Santa Casa de Misericórdia, que se encontrava em nível sotoposto ao da atual Praça Tiradentes. Abaixo imagens que mostram o mesmo local antes e depois das pesquisas arqueológicas.

Em 2009 foi desenvolvido monitoramento arqueológico da implantação da RDS de energia em diversos pontos da cidade, tendo, desta maneira, sido identificado antigas galerias de distribuição de água, bem como calçamentos provenientes dos séculos passados.
Atualmente a equipe se encontra empenhada em monitorar obras de saneamento básico em Ouro Preto, visando proteger e evidenciar estruturar existentes no subsolo da cidade.
A Artefactto Consultoria desenvolve atividades de Educação Patrimonial junto às comunidades onde os projetos de pesquisa são realizados. O envolvimento da comunidade local se mostra imprescindível para a eficaz proteção e valorização do patrimônio arqueológico.